XV Fórum de Iniciação Técnico-Científica

Notícias XV Fórum de Iniciação Técnico-Científica

A XV edição do Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal teve como tema “Inteligência em rede: ciência, inovação e futuro”, convidando estudantes e pesquisadores a refletirem sobre a força que surge quando diferentes saberes se encontram e se multiplicam. O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro de 2025, no Fly.Hub de Sapiranga, um espaço dedicado à inovação na nossa cidade.

Durante o Fórum, foram vivenciados momentos de intensa troca de conhecimento, em que alunos da Rede Sinodal puderam expor suas pesquisas e socializar suas descobertas. Ao todo, foram apresentados 22 trabalhos, envolvendo 41 estudantes de diferentes escolas da Rede.

A programação incluiu apresentações orais e pitches, que desafiaram os jovens pesquisadores a comunicarem suas ideias de forma clara e impactante. Além disso, o evento contou com a palestra do convidado Gustavo Hanauer, doutorando e pesquisador em Qualidade Ambiental, com foco em Economia 5.0. Sua fala sobre inovação e sustentabilidade como estratégia de futuro trouxe perspectivas atuais sobre ciência, reforçando a relevância da pesquisa como ferramenta para a construção de um mundo mais sustentável.

Assim como em edições anteriores, o Fórum reafirmou seu propósito de fomentar a iniciação científica, impulsionar a criatividade, promover a colaboração entre escolas e aproximar os estudantes de experiências práticas que dialogam com a vida acadêmica e profissional.

O trabalho de maior destaque, selecionado para representar a Rede Sinodal na MOSTRATEC, foi a pesquisa desenvolvida por Arthur e Giovana, alunos do Colégio Sinodal Progresso, na categoria Educação Profissional Técnica de Nível Médio, intitulada “Psicodependência: desenvolvimento de aplicação web para avaliação de dependência de redes sociais”.

O XV Fórum de Iniciação Técnico-Científica reafirmou a importância de cultivar a curiosidade e a investigação desde cedo. O conhecimento só faz sentido quando compartilhado e, ao longo desses dois dias, a Rede Sinodal demonstrou, mais uma vez, que a pesquisa é uma forma de tecer redes de aprendizado, inovação e futuro.

Agenda